Peça de educação financeira retoma apresentações

Espetáculo realizado pela CNseg e pela Susep será exibido em nove escolas do Rio de Janeiro

05/07/2015

http://www.segs.com.br/

Foram retomadas as apresentações da peça de teatro “Suse, Peres, a atuária Natália, e o sonho de Prêmio”, que esteve entre os principais eventos do mercado de seguros durante a 2ª Semana Nacional de Educação Financeira (2ª ENEF). Ao todo, foram selecionadas nove escolas, com duas apresentações por estabelecimento escolar. O público estimado é de cerca de 250 crianças e adolescentes em cada escola. Na semana ENEF, ocorrida 9 a 15 de março, 15 escolas abriram as portas para o espetáculo teatral.

A peça, com duração de 30 minutos, aborda a amizade entre quatro amigos, é dividida em esquetes e canções, e mescla situações cotidianas que abordam o mercado segurador. Durante a apresentação, os espectadores poderão conhecer a história da origem do seguro, como adquirir e o que protege, o que faz um profissional de ciência atuarial e dicas de planejamento financeiro. A peça, da companhia teatral EnsinoemCena, é voltada para alunos dos ensinos médio e fundamental. O espetáculo é realizado pela CNseg e pela Susep, com patrocínio da ENS. Nesta quinta-feira, a peça foi exibida aos alunos do CIEP Rainha Nzinga de Angola, em Acari.

A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) é uma política pública lançada em 2010, com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, bem como contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) é formado pelos seguintes órgãos e entidades públicas: Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério da Previdência Social; Ministério da Justiça; Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg); e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O CONEF também mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF – Brasil) para a concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento e administração de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integram a ENEF.