Mês na metade e salário no fim: saiba como organizar suas finanças pessoais

Projeto Joinville que Queremos, do "A Notícia", tem como tema Economia, com foco em finanças pessoais

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br

Jociane Nascimento
Especial
Se seu salário já acabou e o mês ainda não, provavelmente você precisa parar e arrumar as contas de casa antes que esse descontrole comece a atrapalhar sua vida e a da sua família. A boa notícia é que a organização das finanças pessoais não é um bicho de sete cabeças. É possível aprender e se beneficiar dela, mesmo no atual momento de inflação em alta pressionando os custos pessoais.

Clique aqui e se inscreva para a palestra com o Senhor Dinheiro

O primeiro passo é fazer um planejamento, detalhando todos os gastos do mês. Uma espécie de diagnóstico. Anote tudo. Reserve uma coluna para listar todas as despesas, grandes e pequenas, fixas e variáveis. E isso vale até para o cafezinho na padaria. Não importa o tamanho, o importante é listar a despesa e a seu lado coloque a previsão de gasto para ela. Nesse caso, esse valor pode ser o quanto você gastou no mês anterior nesse item.

Despesa realizada, é hora de atualizar a terceira coluna com o valor realmente gasto. Assim, você saberá se o que estava programado para aquela conta foi o que de fato foi gasto. À medida que for atualizando a planilha, você vai percebendo se está conseguindo controlar ou não as despesas.

E se a soma das despesas for maior do que a renda da família? O primeiro passo é identificar onde se pode economizar, ainda dentro do mês: supermercado, a ida ao cinema ou naquela pizza de domingo. Reduzir é o primeiro passo, mas se mesmo assim a conta não fechar, a dica é cortar aquela despesa.

Algumas vezes, a família já percebe que é possível reduzir de 20% a 30% dos gastos. Trocar de plano de celular ou de pacote de TV a cabo são alguns dos exemplos.
Num primeiro momento, o cafezinho de todo dia pode parecer inofensivo, mas é nos pequenos gastos que cometemos que estão os excessos: o banho demorado, a luz do abajur, a compra na loja de conveniência do posto de gasolina em vez do supermercado.

Disciplina para controlar gastos

A professora e coordenadora do curso de economia da Univille, Jani Floriano, dá uma dica para quem nunca teve muita disciplina para controlar as finanças:

— Não importa o tempo que vai levar para organizar o levantamento de gastos, o importante é começar.

E o começo, segundo ela, pode ser organizando apenas uma das contas. Nesse caso, ela sugere a conta “comida”, que inclui, supermercado, padaria, verdureira etc.

– É mais fácil de visualizar e é um gasto que temos durante todo o mês – ensina a professora.

Segundo ela, as despesas obrigatórias fixas são as únicas em que não se pode mexer, pois dizem respeito a despesas já contratadas. Todas as outras podem ser reduzidas e até cortadas. De acordo com a experiência de Jani, que também coordena o projeto de extensão de Finanças Pessoais, da Univille, a maioria das pessoas tem dificuldade para começar, pois a impressão é de que não vão conseguir organizar suas despesas.

– O importante é dar o primeiro passo. E pensar que vale a pena investir tempo para organizar os gastos.

O projeto de extensão Finanças Pessoais tem dez anos e já beneficiou mais de 8 mil pessoas, entre estudantes, funcionários de empresas públicas e privadas e a comunidade de modo geral, muitas vezes vinculada a associação de moradores. Durante 1h30, Jani e seus alunos repassam aos participantes dicas valiosas de como organizar e manter as contas em dia.

– As pessoas saem daqui um pouco mais confiantes e sabendo por onde começar. Temos relatos que algumas delas conseguiram organizar melhor suas finanças e isso reflete na qualidade de vida das pessoas – afirma Jani.

Quanto mais se ganha, mais se gasta

O administrador de empresas Julio Cesar Iunzkoski dos Santos, 30 anos, segue à risca o que aprendeu com a professora Jani Floriano. Em 2006, ainda na faculdade, ele decidiu se matricular na oficina de finanças pessoais da Univille.

– Não ganhava muito e precisava pagar a faculdade e outras despesas. O curso me salvou – afirma Julio, hoje casado e pai de Eduardo, de um ano e dois meses. Ele diz que, com as dicas repassadas em sala de aula, começou a planejar melhor seus gastos e a pensar no futuro.

– Quanto mais se ganha, mais se gasta. Por isso, é preciso se organizar e ter os pés no chão – afirma Julio.

Para ele, cursos sobre finanças deveriam ser ministrados nas escolas, já nas séries iniciais, pois o nível de endividamento das pessoas seria bem menor. Se há nove anos as noções de finanças pessoais o ajudaram, em 2015 não foi diferente. É que, no início do ano, sua esposa Gisiane acabou perdendo o emprego. A renda do casal caiu e foi preciso reorganizar os gastos da família.

– Resolvemos juntos o que poderíamos reduzir ou deixar de consumir. Hoje, conseguimos até guardar dinheiro.

E como pensa no futuro, o filho já tem conta no banco, com depósitos mensais. Julio encara esse investimento como um custo fixo, do qual não abrirá mão. Todo mês guarda um pouquinho.

– As pessoas sabem quanto ganham, mas não sabem quanto gastam. Então, para começar a se organizar, guarde todas as notas, tíquetes e cupons dos gastos do mês. Some tudo, separando por tipo de despesa. Assim, você terá uma noção clara do quanto gastou.

Em tempos de inflação em alta, a sugestão de Julio é substituir os produtos mais caros ou deixar de comprar.

PASSO A PASSO

1º – Fazer levantamento de todas as despesas.

2º – Fazer uma previsão dos gastos.

3º – Lançamento e acompanhamento das despesas.

IDENTIFIQUE E SEPARE AS CONTAS*

Obrigatórias fixas: aluguel, financiamento do carro, mensalidade da escola/faculdade.

Obrigatórias variáveis: supermercado, luz, água.

Não obrigatórias fixas: TV a cabo, previdência privada.

Não obrigatórias variáveis: restaurante, cinema, viagens.

* Essas informações são fundamentais para que você possa organizar e tomar a decisão do que reduzir ou do que cortar.

Confira a página especial sobre o projeto Joinville que Queremos

Projeto está de volta

A segunda etapa de 2015 do Projeto Joinville que Queremos tem como tema Economia, com foco em finanças pessoais. Durante duas semanas, o jornal “A Notícia” irá publicar reportagens que vão ajudar você a refletir sobre o assunto e usar as dicas e orientações de especialistas para melhorar a sua forma de lidar com o dinheiro.

Além das reportagens, o projeto terá uma ação especial: no dia 26 de agosto, às 19h30, na UniSociesc, o projeto traz a Joinville a palestra de consultoria financeira com Luis Carlos Ewald, o Senhor Dinheiro. As vagas são limitadas a 330 pessoas, e para participar basta clicar aqui para se inscrever.

Mais informações sobre a palestra com Andrini Vieira, pelo telefone: (47) 3419-2192 ou andrini.vieira@an.com.br