Febraban defende que educação financeira é mais importante em momentos de crise

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/11/05/internas_economia,704924/febraban-educacao-financeira-e-mais-importante-em-momentos-de-crise.shtml

postado em 05/11/2015 17:49 / atualizado em 05/11/2015 17:23
Agência Estado

Brasília, 05 - O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, defendeu nesta quinta-feira, que a educação financeira pode ser mais importante em momentos atuais, de crise, do que na época em que houve boom do mercado de crédito. "Estamos agora em um momento diferente: o crédito não tem se expandido e a economia está desfavorável, mas falar de crédito agora é também tão importante quanto na época do boom", comparou.

Durante seminário promovido pelo Banco Central, ele salientou que o setor financeiro começou a tratar do tema em 2010, quando houve o crescimento acelerado do crédito. "Essa expansão se deu principalmente entre as famílias de menor renda, que não tinham acesso a compras com crédito. A educação financeira virou prioridade no nosso País", lembrou.

Portugal enfatizou que o crédito foi propulsor de todas as mudanças, da melhora da perspectiva de vida. Citou como exemplo o aumento da aquisição de bens que pareciam inatingíveis, encher a geladeira, viajar de avião, ir com mais frequência ao salão de beleza, comprar um carro novo. "O crédito fez as pessoas anteciparem seus sonhos. O sistema bancário tem orgulho do papel de melhoria de vida da população", disse.

O presidente da Febraban salientou que, se for usado com responsabilidade, o crédito pode melhorar a vida das pessoas. Ele disse também que é preciso estimular a poupança, um hábito que não é muito disseminado no País. "Mas isso só tem êxito se as pessoas virem razão concreta para trocarem o consumo atual pelo futuro", disse, acrescentando que a poupança não é inimiga, mas aliada do consumo.