Uma Previdência Privada para a Europa

http://diario.abrapp.org.br/Paginas/Detalhes.aspx?nId=39029

A Comissão Européia está jogando todo o seu seu peso em favor da ideia de um mercado privado europeu de aposentadorias, como mais uma iniciativa não apenas de cunho social mas também no intuito de impulsionar um mercado de capitais comum aos 28 países, informou o comissário Jonathan Hill. Ele quer priorizar o assunto em 2016.

Hill, entrevistado pela revista Investment & Pensions Europe, é o comissário para a Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e Mercado de Capitais da União Européia. Ele fala em “fortalecer o mercado europeu de aposentadorias”

Em um relatório, a Comissão antecipou os seus planos de lançar uma consulta a respeito nos próximos três meses.

Ele também está planejando realizar um estudo sobre as abordagens fiscais e regulamentares que suportariam esse esforço.Falando em uma conferência conjunta com o Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt, Hill disse: "Nós precisamos pensar sobre como podemos incentivar a criação desse mercado unindo a Europa em torno de um mesmo objetivo”.

Um mercado europeu desse tipo, de natureza privada, poderia ajudar os países da UE a enfrentar os desafios que o envelhecimento da população trazem para a seguridade social estatal. “Mas também tem um papel a desempenhar no desenvolvimento dos mercados de capitais”, disse Hill.